domingo, 31 de maio de 2009

É proibido fumar!

"É proibido fumar
diz o aviso que eu li"

Hoje 31 de maio, é dia internacional de combate ao tabaco, em todo o Brasil ocorreu varias campanhas, mas o foco principal esse ano foi à juventude, sendo o lema da campanha “Juventude livre do tabaco”. A OMS (Organização Mundial da Saúde), diz que o vicio do tabaco esta sendo um problema de saúde pediátrico, já que os jovens experimentam seu primeiro cigarro antes dos 18 anos de idade, as vezes ficando viciado na nicotina.

Varias campanhas são feitas durante todo o ano no Brasil, uma delas é a que obriga os fabricantes de cigarros a colocarem imagens apelativas no verso da embalagem mostrando assim o mau que o cigarro pode provocar nos fumantes e nos fumantes passivos.

Em São Paulo uma lei que proíbe pessoas fumarem em lugares fechados públicos e privados começara a vigorar em agosto de 2009, fazendo assim que os fumantes fumem somente nas ruas, em lugares abertos e na própria casa. Muitos empresários já começaram a proibir essa pratica em seus estabelecimentos, obrigando os fumantes a procurarem outro lugar para permanecer. Quem esta satisfeito com essa lei são os não fumantes tendo assim maior liberdade na hora de escolher um lugar para se sentar já que não existe agora área de fumantes e não fumantes.

Bom, essa lei que começa a vigorar em São Paulo devia ser em todos os estados do Brasil já que a fumaça do cigarro por estar em um estado físico gasoso não obedece a uma área delimitada sendo assim se espalhando por todo estabelecimento. Em países que essa lei vigora a anos os cidadãos estão muitos satisfeitos, na Alemanha, por exemplo, a lugares próprios para as pessoas fumarem tendo assim um ambiente adequado para os fumantes.

Se você é fumante tudo bem, quem esta acabando com sua vida é você, sabe das conseqüências desse ato nojento, mas respeite quem não fuma, arranje um lugar adequado para isso, respeitando o direito do outro a permanecer naquele lugar com uma sensação agradável.


Amigos blogueiros,

obrigada pelas visitas e pelos comentários (eles são muito importantes).

Espero que tenha gostado dessa atualização e continuem comentando sempre!

Ate a próxima postagem.

Boa semana a todos.

7 comentários:

RabbitGus disse...

pó! acho que no sábado dia 29 de maio, eu tava fumando um cigarrinho, rsrsrs
to por fora das campanhas, bom saber destas coisas pois se houvesse campanhas na minha cidade, certamente eu não estaria fumando e sim na paceata!
[abraço amiguinha, sempre to atualizando o rabbitgus]

Philipe Macedo disse...

Essa nova lei vem sendo tema de muito debate, os fumantes são contra, os não-fumantes a aplaudem. A fumaça não reipeita a área de fumantes, e os danos à saúde dos não fumantes pode ser até maior. O primeiro passo já foi dado, o próximo será a ilegalidade do tabaco.


P.S. Tá escrevendo cada vez melhor, Patrícia, e abordando temas atuais e populares, parabens!

Ryan Zamperlini disse...

Achei super interessante você ter postado isso. Aqui na minha cidade não vi nada a respeito. Pelo contrário... fui a bares e voltei fedendo a cigarro ¬¬

Odeio cigarros!


beijoo

Atreyu disse...

É complicado essa parada de cigarro né?
Eu não uso e não acho legal, mas muitas pessoas que convivem comigo usam e abusam...
É triste!
Viva a área dos não-nunca-jamais-fumantes
/pisc.
=*

Unknown disse...

O único problema dos fumantes é que eles acabam tornando fumantes quem não quer ser. Os fumantes passivos acabam tendo riscos bem parecidos do que um ativo.. e não são em todos os lugares que separam os fumantes dos não fumantes, né?
Ótimo post.

Beijos

www.modelandoparadigmas.zip.net

Anônimo disse...

Caraca achei que voce fosse uma amiga minha.. não é todo dia que vejo alguem com esse nome/sobrenome iguais...

Cara, eu já tou de saco cheio desse lance do aviao, mas tudo bem, é um assunto alarmante, visto que todo ano tá caindo aviao aqui, é de se preocupar e de se falar.. e tou com medo de andar de aviao depois do mes de junho.. os desastres so acontecem no 2o semestre, impressionante!!

Bala Salgada disse...

Aaaah...eu fumo e não consigo parar....:)

Vim encarecidamente pedir que me ajude com o caso do plágio, veja no link:

http://www.balasalgada.net/2008/10/celebridades-quando-eram-crianas.html

Muito obrigada! :)
Conte comigo também pro que der e vier!