quarta-feira, 20 de maio de 2009

Saúde de qualidade: é pra poucos!


Todos os jornais e telejornais apresentaram essa noticia, sendo então essa atualização um pouco política e muito critica.


Ontem, 19 de maio, a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, foi internada no Hospital Sírio Libanês, com muitas dores nas pernas, onde foi submetida a exames médicos e uma ressonância magnética, ficando internada durante todo o dia, tendo alta hoje, 19 de maio. Exames mostraram que não era nada grave apenas uma miopatia, que se trata de um problema inflamatório nos músculos devido ao medicamento consumido junto à quimioterapia que a pré-candidata a presidência da republica toma de 15 em 15 dias depois de descobrir e retirar um câncer no sistema linfático (responsável pela defesa do corpo).

Depois dessa noticia fiquei me perguntando, a saúde no Brasil é tão boa assim? No sistema único de saúde, SUS, uma pessoa demora a ser atendia mais de 12 horas, para uma consulta especializada pode-se demorar até 2 anos, pode-se esperar quase 3 dias para uma vaga em um leito de UTI, um exame como a mamografia (que essencial na descoberta de módulos no seio) pode demorar para ser feito mais de 5 anos.

Ai você me fala: “Mas a ministra tem poderes para isso!”. Sim, claro que ela tem poderes para isso, mas acho que como estamos num país que se diz democrático deveríamos, todos nos brasileiros devíamos ter um atendimento médico assim, em que se tem um helicóptero ambulância em todas as cidades, em que um exame não demore menos de três horas para ser feito, onde uma vaga no leito de UTI não demore 3 dias para aparecer, em que uma consulta especializada não espere que o paciente morra para essa acontecer e porque não em que o mínimo de esperar para ser atendido em qualquer hospital não passe de uma hora.

Não duvido que se a nossa ministra da Casa Civil fosse atendida pelo SUS, certamente em seu governo com certeza tentaria mudar essa precária e vergonhosa situação da saúde no Brasil, mas como a maioria dos políticos não olha para o povo o jeito é esperar que a minoria faça alguma coisa por nós, pobres cidadãos brasileiros.


Caros colegas blogueiros,

espero que tenham gostado desta atualização. Obrigada pelos comentários e pela visita, vocês quem fazem esse blog continuar, apesar de ter apenas uma semana =D.

Obrigada pelos comentários, sempre muitos bons, continuem comentando.

No mais é só, fico por aqui, até a próxima atualização!

3 comentários:

Unknown disse...

É o q mais faltaaa

Atreyu disse...

Saúde é coisa séria, mas esse país não é
Tem MEME pra você no Detesto =*

Ryan Zamperlini disse...

Eu li a respeito dessa matéria! Essa doença está virando uma arma midiática isso sim, mas não podemos fazer nada. Alias, podemos sim!!!


No máximo fazer vistas grossas para a Sra. ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff!


;D


Parabens pela postagem.