quarta-feira, 22 de julho de 2009

No mundo da Lua...


Na última segunda-feira, dia 20 de julho, fez 40 anos que a nave americana Columbia pousou no satélite natural do planeta Terra, a Lua. A missão foi à quinta depois de quatro outras terem falhado. Na nave tripulava três astronautas, Neil Armstrong como comandante, Edwin Aldrin como piloto do modulo lunar e Michael Collins como piloto do modulo de comando.

O Columbia teve uma lançamento perfeito no dia 16 de julho de 1969 entrando em orbita lunar dias mais tarde. O destino da nave era um local chamado Mar da Tranqüilidade, uma grande área plana, na linha equatorial da face brilhante da Lua.

Após alguns problemas com o computador de bordo o Centro Especial de Houston autorizou o pouso do modulo no satélite. Algumas horas depois e com muita ansiedade Neil Armstrong pode sair e pisar na superfície lunar e antes de finalmente colocar os dois pés no solo disse a famosa frase épica da Era Espacial: “Este é um pequeno passa para o homem, mas um enorme salto para a humanidade”. Minutos depois Aldrin juntou-se a Armstrong e durante a aproximada três horas , os dois astronautas examinaram o modulo lunar, montaram e colocaram a câmara de TV, hastearam a bandeira americana, instalaram instrumentos científicos e brincaram de turistas na Lua, saltando feito cangurus e tirando centenas de fotos, depois disso tudo ainda falaram com o presidente dos EUA ao vivo.

Mas algumas pessoas dizem que todo esse fato que acabei de relatar é uma historia para boi dormir, que tudo o que aconteceu foi uma invenção do governo americano, pois o país estava numa guerra, a Guerra Fria, e tinha que mostrar à antiga URSS que tinha maior poder espacial assim colocando o homem na Lua. Vários sites na internet mostram evidencias que esse fato realmente não aconteceu, citando como, por exemplo, a bandeira americana tremular onde só existe o vácuo ou então as conversas em tempo real entre os astronautas e a NASA (tecnologia que não existe ate hoje).

Bom, eu não tenho opinião sobre essa história, nunca fiquei em algum lugar onde não existia atmosfera para ver ser alguma coisa balançasse, nunca conversei com um astronauta na Lua e o mais estranho a NASA mandar outra missão com astronauta a Lua só em 2020.

Tenho minhas duvidas em relação a essa historia, mas e você leitor, o que você acha: o homem realmente foi a Lua? Responda deixando o seu comentário!


Caros blogueiros,

agradeço-lhes pela visita e pelos comentários, são sempre bem vindos e respondidos, muito obrigada a todos.

Espero que tenham gostado da postagem de hoje, em breve voltarei com assuntos interessantes e menos nostálgicos =D.

Abraços a todos.

Ate à próxima.

15 comentários:

Bala Salgada disse...

O que? O homem não consegue ainda falar da Lua com a Terra? Agora começo a desconfiar que há realmente a possibilidade de fraude... Que reportagem hein querida?

Nossa, adoro aqui, é um prazer visitar.

Obrigada do fundo do coração viu! Eu vou deletar...

Precisar é só falar viu? Sério mesmo.

Bala Salgada disse...

Ah! E please, volte com esses assuntos sim, adoro o espaço, seja assunto antigo ou atual :)

meus instantes e momentos disse...

ótimo post. Gostei do teu blog, gostei daqui.
Maurizio

Anônimo disse...

Oi Patrícia =)
Olha, eu tinha lá minhas, mas depois da reportagem apresentada pelo fantástico, esclarecendo algumas delas, ficou mais claro para mim.
Quanto aos vestido, que bom que gostou. Eu também não sou muito fã do rosa (pra falar a verdade não gosto), mas nessas horas é preciso ser imparcial né, fazer oq :)

beijos!

Thiago Maia disse...

Cá com meus botões: eu creio que não chegou mesmo ó... É muito fato contra, e nada À favor... E você nem citou o céu nas gravações sem estrelas... As sobras sem perspectiva nas pegadas na lua... Enfim, creio que foi tudo jogo de interesse!

BEIJOS

Ryan Zamperlini disse...

Lógico que o homem ainda não chegou lá...

Concordo com a tese de que não passou de uma armação para cima da URSS!

Em 1969 a tecnologia ainda era muito escassa para um feito tão grandioso. Então eu não acredito!

Sinceras e Apimentadas disse...

Sou meio suspeita para falar... É coisa meio nerd, passei minha segunda-feira vendo sites e documentários sobre isso. E quer saber, apesar das duvidas, somando os prós e os contras, acho que o homem foi mesmo até lá. Seria inventar muita coisa se aquilo tudo fosse montagem.

Tá, chega de papo nerd kkk
Dá uma olhadinha no post de hoje. Tá bem legal.

Beijinhos, Nane

Stephanie Pereira disse...

Quando uma coisa é absurda demais, porque ela não pode ser verdade? Eu tento evitar teorias conspiratórias, sabe? Porque os americanos quereriam inventar tal coisa? Sei lá, acho que o episódio aconteceu, mais que não foi como nas cenas mostradas no mundo todo... Ali tá claro que eh uma montagem, porq com a tecnologia da época, era impossivel uma conversa simultânia sem qualquer tipo de delay como foi mostrado...


mas.. quem sabe da verdade, ne?

Kesi disse...

hum... num tenho muita opnião formada sobre isso... quando as pessoas me falam, me convencem...
mas realmente é um assunto intrigante...

Beijos

Anônimo disse...

Será que isso tudo é lorota?? Anda havendo muitos rumores sobre isso.. Não sei o que pensar em pleno século XXI.

Messias Vilela disse...

Essa questão é muito polemica! Pensar se o homem foi realmente ou não a lua é complicado! Eu, acredito muito que o homem tenha ido, mas acredito duvidando, sabe? beijos

ah... obrigado pela inidicação do aoremtente, repassei, viu? beijos e bom final de semana

Silvio Koerich disse...

Fala Kobayashi

Então, creio que o homem foi sim a lua refutaram já quem acha que nao foi. É que teoria de conspiração pessoal adora aí já viu.

abraço

Unknown disse...

Tmb acredito que ainda nao chegou.....

nao tem como so acreditando com provas..

bjao gatinha

Eu, Thiago Assis disse...

sei não sei não...
tambem tenho um pé beeem atrás qnt a essa historia do pisão na lua.

maaas, nao dexou d ser uma arma importante no contexto em q ocorreu.. vale a pena lembrar-se dos 40 anos.

Philipe Macedo disse...

A corrida espacial durante a guerra fria, tendo leva homens ou não há lua, sem dúvida acarretou um grande avanço tecnológico, como os indispensáveis satélites artificiais.
Mas este assunto me leva a uma questão socioeconomica, e pensar que tem gente que nunca vai pisar na lua.