sábado, 20 de junho de 2009

Lei Seca, um ano: temos o que comemorar?




Há um ano a lei n°11.705 começou a ser vigorada modificando parte do Código de Transito Brasileiro em que essa proíbe condutores de veículos automotivos a dirigirem sobe qualquer influencia de álcool, assim sendo se o condutor for pego no teste do etilômetro com acima de 0,1 mg de álcool no sangue pode ser multado em R$955,00,ter a carteira de habilitação suspensa por 12 meses e dependendo da concentração de álcool pode ser detido.

Nos primeiros meses em que a lei começou a vigorar houve varias fiscalizações em todo país, fazendo o Detran aumentar o numero de etilômetros nas ruas, nesses meses pessoas e empresários começaram a procurar alternativas para que eles e seus clientes não fossem autuados. Em grupos de amigos um era escolhido para ser o bom condutor da vez, tendo assim que se contentar com bebidas não alcoólicas. Em bares, restaurantes e boates, os empresários fizeram acordos com os taxistas e companhias de transporte para que os clientes dessas tivessem descontos nas corridas assim deixando o carro na garagem.

Depois de alguns meses começamos a ver reportagens e noticias de motoristas alcoolizados, na maioria das vezes com o nível de álcool no sangue acima do permitido, muitos desses ainda optaram por não fazer o teste do etilômetro já que temos o direito de não produzir provas contra nos mesmo, mas a partir do momento que não se aceita fazer o teste, o exame médico é feito no IML, assim tendo o motorista supostamente alcoolizado conduzido a delegacia.

Após um ano da lei vigorada você acha que essa esta sendo útil? Bom, é verdade que vemos varias reportagens dizendo que os acidentes diminuíram, mas também vemos que mais pessoas estão sendo autuadas alcoolizadas pelas ruas.

Acho que quando o motorista é flagrado alcoolizado deveria perder o direito de dirigir, como acontece com os motoristas culpados que se envolvem em acidentes com vitimas, e não ter somente a carteira suspensa por apenas 12 meses, tendo assim que refazer todo o processo de obtenção da carteira nacional de habilitação.

Um ano se passou, as fiscalizações diminuíram e as campanhas, como as das imagens, continuam, mas será que os motoristas vão continuar a respeitar essa lei que é uma das mais rígidas do mundo? A questão que fica sem resposta, pelo menos em curto prazo.


Caros colegas blogueiros,

muito obrigada pelas visitas e pelos sinceros comentários.

Espero que gostem dessa postagem e se não for lhe incomodar, comente!

Voltem sempre!

Ate a próxima!

Abraços a todos!

14 comentários:

Eu, Thiago Assis disse...

Sabe o q eu gostei mais daqui? Os temas das postagens, sao sempre os mais atuais possivel ^^

Sobre comemorar a Lei Seca... talvez a existencia dela sim, mas a eficiencia, talvez nao muito.

Obrigado pela visita ao meu blog!


www.thiagogaru.blogspot.com

@qFernando disse...

Eu acho boa a lei seca sim, pq se o povo nao toma consciencia q nao pode beber e dirigir sozinhos entao tem que forçar pra evitar os acidentes

Bala Salgada disse...

Chato isso, as pessoas não deviam mais dirigir depois de beber né.

Rafael Silveira disse...

A Lei Seca, gerou, gera e gerará muita polêmica ainda...
Existem policiais que não estão preparados para lidar com ela, bem como existem que cidadãos que não estão preparados para respeitar ela.
Acho que acaba se tornando mais uma questão de consicencia - devo ou não beber?...
O Post está ótimo, e respondendo a questão sobre poluição visual, realmente, o meu Blog tem um bocado de poluição visual nele, especialmente na área de banners dos parceiros...
Mas isso já está sendo visto - logo depois de sua crítica(esta que me fez muito bem)....
Grande abraço Patrícia!

Thiago Laurentino disse...

Eu num faço a mínima ideia Patrícia, mas como o Brasileiro tende a esquecer regras, pode ser possível que volte tudo como era antes, mas eu torço pra que não seja desse jeito...

Beijo

Marina Melo disse...

Me irrita o fato de terem pessoas que têm consciência do perigo, mas mesmo assim preferem correr riscos.
Foi muito bom o Profissão Repórter sobre isso.


beijos:*

Takeshi-kun disse...

Muito legal. Concordo com o comentário lá em cima, aqui os assuntos são bem atuais, tudo ótimo o/

Sim a lei seca não está sendo TÃO eficiente, mas ée importante mantê-la, tentando evitar problemas. Se com a lei seca o país já está assim, imagina sem ela o-o

Obrigado pela visita no blog, volta sempre lá! lol

Beijos :*

Ruberto Palazo disse...

Mudar a lei há um ano atrás sem medidas sérias de fiscalização já traçava o destino da mesma... o qual vc acabou de descreve-lo.

A lei nao precisava ser mudada, precisava apenas ser aplicada uma fiscalização mais severa... o que com o fim do apelo da midia se perdeu no ar...

Infelizmente!

beijos

Anônimo disse...

a gente tira pelas pessoas famosas, deputados e gente de peso na midia que dá o mal exemplo.. sinceramente, até que diminuiu mesmo o numero de acidentes, mas os que ainda acontecem sempre causam vitimas fatais.. nao adianta o governo fazer milhares de campanhas contra o alcool no volante enquanto nao pararem de vender bebida alcoolica nesse país. e o pior de tudo, a maior parte de nossa populacao sabe ler e escrever, além de ser bem instruida, o que mostra que nao adianta o governo fazer nada se nao vier da consciencia de cada um fazer sua parte.. como querem que a pessoa deixe de fumar se ainda é permitido a venda de cigarro no país? é isso que eu acho engraçado.. é a mesma coisa com o alcool, nao pode dirigir embriagado, mas ainda vendem a bebida pra qualquer pessoa, inclusive pra menor de idade.. santa paciencia.. pra gente só resta rezar e esperar que nenhum doido desses embriagdos nos bata no trânsito.

Unknown disse...

Olha eu aqui...sumi mas voltei...hehehe

a lei seca acho que nao deve ser tao comemorada....de inicio até que sim..mas hoje a galera bebe...bebe...e nao liga tanto mais...ate vim ela e atrapalhar para valer.... falta mais eficiencia...isso sim...

bjao princesa..
te adoro..

Desarranjo Sintético disse...

Não sei se devemos comemorara não...os acidentes ainda acontecem com muita frequência e o jeitinho Brasileiro de burlar a lei me irrita. E a fiscalização nunca é suficiente...é complicado. Só sei que a lei fcou rígida assim por nossa própria culpa, se a lei anterior fosse respeitada, essa nova não teria sido criada.

Abraços e valeu o comentário lá no blog!

Fábio.

Anônimo disse...

Sobre o seu comentário no GAZ:

No post eu estava me referindo exclusivamente as letras das músicas. No caso do Calypso, elas podem até dançar de um jeito estranho, mas as músicas não passam nenhuma mensagem depreciativa.

Valew pelo comentário.

Ah, e a Lei Seca apesar de ainda estar engatinhando, deve ser comemorada sim. Qualquer redução no números de acidentes e mortes, por menro que seja, deve ser levado em consideração.

Blue disse...

Sei apenas que os bebões continuam a beber e a dirigir e em consequancia a causar acidentes e o pior, matando inocentes. Se ao menos eles sofressem com os acidentes causados por eles, que ficassem em cadeiras de rodas pelo resto de suas vidas. Vide o deputado aqui do Paranão, que mes passado matou dois jovens e agora já saiu do hospital e a vida segue para ele. Inúmeros casos destes acontecem no dia a dia. Até quando, meu Deus?
Dá nojo.

Beijos. Perdão!

Makay disse...

A lei tem. Oq ta faltando é arrochar na fiscalização.

Bjs Paty gostei mto do seu blog.

http://papodebuteko.blogspot.com/