segunda-feira, 15 de junho de 2009

Novo Enem



De 15 de junho a 17 de julho é o prazo de inscrição do novo Enem. Mas porque novo Enem? Esse ano o ministro da educação, Fernando Haddad, apresentou uma proposta aos reitores das universidades e instituições de ensino superior federais, em que ele propunha uma prova única para todo o Brasil, assim sendo, no mesmo dia, todos os alunos que queiram entrar para uma universidade federal iriam fazer uma única prova.

O novo Enem terá um formato diferente dos anos anteriores, contendo 180 questões composto por 4 áreas de conhecimento,divida em 45 questões por área, sendo elas: linguagens, códigos (incluindo redação); ciências humanas; ciências da natureza e matemáticas. Em Minas Gerais, onde há 11 universidades federais, só a UFMG não aderiu ao novo Enem este ano, pois estuda a proposta para aderir ao vestibular 2011. Para mais informações acessem: Novo Enem.


Como pré- vestibulanda, não poderia deixar de comentar esse assunto. Acho que essa proposta de sistema de seleção unificada a nível nacional é apenas uma propaganda política antecipada do atual ministro da educação, já que ano que vem acontecerá às eleições.

Acho ainda que nesse ano o novo Enem não vá dar muito certo, pois a proposta foi mostrada em maio e a prova será em outubro, um grupo de pessoas terão 4 meses para elaborar uma prova de 180 questões cujo será valida para a maioria das universidades federais do Brasil, em que os resultados só saíram em janeiro.

Bom, já fiz a minha inscrição, agora é estudar muito e depois esperar 3 meses para o resultado. Mas na verdade quero mesmo é cursar Farmácia na única universidade federal de Minas que ainda não aderiu a esse processo unificado: a excelente e conceituada Universidade Federal de Minas Gerais, então só me resta estudar mais e mais.


Ei colegas blogueiros,

obrigada pela visita de todos e pelos comentários, espero que gostem da postagem.

Voltem sempre! E se não for pedir muito, faz um comentário se você puder!

Ate a próxima!

Abraços.

11 comentários:

Ava disse...

Patricia, estou vendo que o amor está no blog...
Que gracinha vc e aquele amor que é o Philip!

Sejam feliz... Só isso... ok?

Linda, minha filhota fez inscrição hoje pro Enen...
Vou até falar com ela para fazer uma visita aqui no seu blog...

Ela tb tenta esse ano...

Feliz de passar por aqui...

Muito bom o texto informativo...


Parabéns!


Beijos e carinhos!

Unknown disse...

Meu amor....eu tmb quero fazer..acho que no mais vai ser prazeiroso saber que teremos mais chance de ser avaliado...boms e vai dar certo ou nao..é esperar para ver...nao dependendo so dele..

e que venha o ENEM...

bjos

Aline disse...

é eu fiquei sabendo desse novo enenm...ainda bem que não preciso mais orestar ele...hehehe =p

obrigada pela vizitinha...tb gostei muito do seu blog

beijão

Ryan Zamperlini disse...

Fiz minha inscrição ontem mesmo!
Estou na estatística!

Vitor Martins disse...

Esse ENEM novo é do maaal ._.
Ainda bem que fiz o meu ano passado e consegui passar de boa (:

Sorte aos novos candidaros!

Takeshi-kun disse...

Adorei, é bom saber disso, logo logo tô nesse barco ^^

Então, boa sorte, e estude bastante viu !! *o*

Atreyu disse...

Isso foi criado pra tirar meu sono!!! ¬¬²
[ pretensão pouca da minha parte né?]
Mas é tava tão bom antes... Volto sim aqui!!! CLARO!!!

Unknown disse...

Caramba, ainda bem que eu já passei pelo ENEM esse ano, porque esse ENEM tá de assustar.

Beijão e boa sorte no vestibular!


www.modelandoparadigmas.zip.net

Rafael Silveira disse...

Patrícia, eu fiz o simulado do Novo Enem, e olha, vo te contar, muuuuuuuuuuito dificil, eram apenas 100 questões, e não havia redação, o Simulado não tinha valor nenhum, mais eu acho muito importante ja ir se preparando.
Ótimo post!
Grande abraço!

_Gio_ disse...

Alguns comentários...

Essa medida sabotou os cursinhos pré-vestibulares, que preparam tudo no ano anterior, e não estavam armados para essa mudança brusca. Consequentemente, os vestibulandos estão menos preparados.

Segundo, a prova agora é maior, e em dois dias. Só que pega sábado, o que vai ferrar com os adventistas. Eles podiam tomar um pouco mais de cuidado!

Terceiro, essa prova unificada geralmente tem vindo com a unificação do vestibular como um todo: tu faz a prova na tua cidade, e escolhe 5 faculdades dentro do programa para concorrer. Acontece que isso acaba com as chances de interioranos fazerem cursos muito disputados, como Medicina e Fisioterapia.

Thiago Laurentino disse...

Ainda falta 3 anos pra eu poder fazer o vestibular :(

Obrigado pela visita ;)
Tô seguindo...